21 de nov. de 2010

Sonhar

Sonhar: v.int. Ter sonhos; dormir sonhando; entregar-se a fantasias e devaneios
Sonho: s.m. Conjunto de imagens que se apresentam ao espírito durante o sono; utopia; ficção; fantasia; ilusão; ...
Na vida, "Sonho" não é apenas enquanto está dormindo, pelo contrário.

Um sonho será mesmo algo tão distante da vida real? Será mesmo que um sonho é irrealizável?
Sonhar, fora do dicionário, traz um misto de sentimentos: angústia; ira; amor; paixão; loucura; tristeza. Sonhar é desejar ao máximo o que ainda não foi alcançado, independente de qualquer obstáculo. Sonhar é imaginar-se junto do que quer, obter uma felicidade que hoje não te pertence.
Sonho é o objeto de desejo, o que se procura.
Um dos maiores prazeres da vida é sem dúvida alguma poder sonhar. O que seria de Nelson Mandela sem poder sonhar com uma África do Sul unida? O que seria de Gandhi sem poder sonhar com a união entre os povos?
O discurso mais famoso de Martin Luther King se chamava "Eu tenho um sonho", no qual Martin falava da necessidade de união e de coexistência harmoniosa entre negros e brancos. O que seria dele sem poder sonhar?  Conseguiria fazer protestos sem a força de vontade extraída do próprio sonho?
Esses sonhos são enormes, mas não é o tamanho que os faz grande, e sim a importância que o idealizador atribui a eles.
Uma viagem, um amor, um carro, uma família. Qualquer que seja o sonho, ele só será realizado se houver uma batalha por ele. Não adianta apenas esperar que aconteça, tem de querer buscá-lo, com muita força de vontade.
Realizar um sonho é simplesmente fantástico. Talvez ele não aconteça da maneira exata como se idealiza, pode ser diferente, e isso indica que pode ser até melhor do que se imagina.
Poucas vezes consegui realizar sonhos. Talvez porque quase nunca acreditei que seria possível. No momento em que escrevo esse texto, esboço um sorriso de felicidade exatamente porque muito recentemente realizei um dos meus atuais sonhos. Grandíssimo, pois dediquei a ele uma sangrenta luta mental. Na qual talvez tenha me ferido muito, mas com certeza venci. Talvez tenha errado, talvez não. Talvez não devesse ter sonhado tão a fundo. Mas após realizá-lo, mesmo que não tenha sido do jeito que sonhei, não me arrependi de nada. Pois cada olhar, cada palavra, cada sentimento, cada segundo, foi como a eternidade. A eternidade do tempo, do carinho, do amor, do medo.
Realizar sonhos é se realizar. Acredito que todos somos feitos de sonhos. Pois eles mostram quem somos e o que queremos.
Sonhar não é imaginar algo enquanto dorme, Sonhar é idealizar um sonho e o querer realizar. Só me resta agora pedir licença à Paula Toller:
"Que lindo que é sonhar
Sonhar não custa nada
Sonhar e nada mais
De olhos bem abertos"

Nenhum comentário:

Postar um comentário