28 de nov. de 2010

Idosos: patrimônio cultural

Idosos são como um patrimônio cultural: protegido pela lei, esquecido pela sociedade. Existem diversas leis impostas pelo Estado para favorecer os idosos, mas nem sempre são cumpridas, seja pelo descaso da população, seja pela falta de punição a quem não as cumpre.
São eles que passam a cultura e o saber de geração para geração, transmitindo todo o seu conhecimento e experiências vividas para os mais jovens e, em troca, são desrespeitados.
Os idosos são obrigados a se adaptarem às revoluções da sociedade moderna, eles têm de saber conciliar suas tradições e seus pensamentos com o desenvolvimento. Ao invés de ajudá-los nessa empreitada, os mais jovens os exploram, os maltratam e, em sua maioria, não contribuem para esse enquadramento social vivido pela terceira idade.
As dificuldades na vida pública para os mais velhos ficam evidentes ao caminhar pelas ruas, calçadas altas e esburacadas, que dificultam a travessia e podem gerar tombos e outros acidentes, ausência de corrimãos, que facilitariam o acesso aos prédios e aos locais mais elevados.
O abandono aos idosos deve ser combatido. O governo deve tomar medidas de infraestrutura urbana, para melhorar as condições de acesso aos locais públicos, e de reestruturação das questões financeiras, aposentadoria e restituição do imposto de renda. O mais importante, porém,  somos nós, cidadãos, que devemos fazer. A grande solução para os problemas dos idosos: devemos respeitá-los, ajudá-los, apoiá-los e tratá-los como eles merecem, como humanos, como "patrimônio cultural", como a nossa fonte mais rica de conhecimento.

Um comentário:

  1. a primeira frase ganhou o texto...
    quero mais subjetividade o próximo, mais poesia...
    desafio.. topa?

    beijos
    fã nº1

    ResponderExcluir